Contato: (31) 3379-7500

Conceitos gerais para o sucesso do headset sem fio:

Conceitos gerais para o sucesso do headset sem fio:

• Densidade de usuários: Quando vários headsets sem fio operam próximos uns aos outros, eles compartilham o espectro de rádio. É importante compreender como vários headsets sem fio podem ser usados próximos uns aos outros sem interferência e como é possível maximizar o número de headsets sem fio que podem ser implementados. O fator chave — a densidade de usuários — define o número de usuários que podem falar simultaneamente em links sem fio e depende da tecnologia de headset sem fio em uso. Como resultado, é importante compreender a capacidade dos headsets DECT e Bluetooth e apreciar como eles afetam o suporte a vários usuários em grande proximidade

• Necessidades de deslocamento: A possibilidade de se mover de um lugar para o outro e continuar as conversações é vital em vários ambientes corporativos. Onde quer os usuários precisem ir e se irão ou não se comunicar de áreas contendo outros headsets sem fio, são fatores importantes a considerar ao planejar e implantar os headsets sem fio.

• Coexistência com outras tecnologias sem fio: Em um escritório movimentado, é possível que os headsets sem fio precisem competir com outros dispositivos de transmissão. Enquanto sistemas diferentes conviver melhor quando cada um possui sua própria banda de frequência, isso nem sempre é possível. Por exemplo, o Bluetooth e o Wi-Fi compartilham o mesmo espectro de rádio. Como resultado, é importante compreender quantos e quais os tipos dos dispositivos sem fio em uso e como a interação entre eles afeta as operações.

• Necessidades de segurança: Sistemas sem fio mais antigos que usam modulação analógica ficam sujeitos a violações de confidencialidade por receptores sintonizados na frequência correta. Embora uma segurança baixa não seja problema para transmitir ordens para a cozinha, ela é inadequada para diversas conversações comerciais. DECT e Bluetooth incorporam tecnologias de segurança para evitar violações de confidencialidade. As chaves digitais limitam o acesso a dispositivos autorizados e sofisticados algoritmos de criptografia codificam a fala. Além disso, os sistemas DECT e Bluetooth fazem algo mais: eles alteram a frequência e/ou a sincronização das transmissões, dificultando a intercepção.• As instalações e o ambiente: Não existem dois escritórios iguais. Alguns utilizam um plano aberto, enquanto outros são divididos por salas de reunião e paredes. O layout e os materiais da construção afetam a distância que os sinais dos headsets sem fio conseguem alcançar, o que influencia a densidade e a faixa de deslocamento. Construções de concreto e metal bloqueiam os sinais sem fio, reduzindo o potencial de interferência enquanto limitam a faixa de deslocamento. Por outro lado, grandes janelas ou um átrio central permitem que os sinais alcancem distâncias maiores, o que permite uma faixa de deslocamento maior, enquanto aumenta potencialmente os problemas de densidade. Entender como o projeto da construção afeta o desempenho de dispositivos sem fio é vital para maximizar a densidade e a qualidade de áudio na implantação de headsets sem fio.

(Este texto é de autoria Plantronics, Inc..)